FIEG impulsiona inovação em Goiás com nova agenda do CDTI para 2025

FIEG / Divulgação

CDTI dá início a ciclo de encontros com foco em fortalecer cultura de inovação em Goiás


O Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Fieg, liderado pelo empresário Luciano Lacerda, reuniu conselheiros, empresários e profissionais do setor para dar largada à agenda de ações programadas para 2025. O encontro, realizado quinta-feira (20/02) na Casa da Indústria, em Goiânia, contou com participação do presidente em exercício da Fieg e diretor do IEL Goiás, Flávio Rassi; dos presidentes de sindicatos Jerry Alexandre (Siago) e Lino Ferreira (Sindiquímica); do deputado estadual Virmondes Cruvinel; e do secretário municipal de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino.

No encontro, Lacerda apresentou o planejamento de ações do colegiado para 2025. Entre as ações programadas está a realização da segunda edição do Prêmio de Inovação Fieg para reconhecer e incentivar projetos bem-sucedidos em três diferentes categorias: Inovação de produto, Excelência em automação industrial e Startup e empreendedorismo. A premiação está prevista para outubro, dentro da programação da Expoind - Feira de Fornecedores de Tecnologia e Soluções para a Indústria de Goiás.

No âmbito da capacitação e networking, o conselho vai dar continuidade ao Fórum CDTI para insights sobre inovação, com três eventos programados (abril, julho e novembro); e ao Circuito da Inovação, que prevê visitas técnicas a polos de referência para troca de conhecimento e identificação de boas práticas aplicáveis à indústria. Paralelamente, o colegiado vai iniciar a agenda Inovação 360º, que reunirá especialistas para apresentar e debater cases e estratégias do setor; e Conexão CDTI, que inclui rodada de negócios para promover a interação entre a indústria e os agentes de inovação.

Outra iniciativa lançada em 2025 é o Radar CDTI, publicação mensal que reúne as principais notícias sobre tecnologia e inovação e que teve sua estreia no último mês de janeiro. A próxima edição será divulgada no final de fevereiro.

"A inovação é um pilar estratégico para o crescimento da indústria goiana e o CDTI tem papel fundamental em impulsionar essa cultura no setor produtivo. Em 2025, nossa agenda está focada em ampliar a capacitação, fortalecer conexões e reconhecer projetos que fazem a diferença. A continuidade do Prêmio de Inovação Fieg e a realização de eventos como o Fórum CDTI e o Circuito da Inovação são iniciativas que visam transformar conhecimento em resultados práticos, promovendo um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo para nossas indústrias", afirmou o presidente do CDTI.

Durante a reunião, foi aplicado questionário para identificação do interesse e engajamento dos conselheiros às pautas propostas. Entre os temas sugeridos, estão a formação de mão de obra tecnológica, os impactos da Reforma Tributária no setor e a condução de estudos e pesquisas para avaliar o grau de maturidade de tecnologia e inovação e de transformação digital na indústria goiana.
Postagem Anterior Próxima Postagem