Equatorial Goiás entrega novo alimentador em Alto Paraíso

  Equatorial Goiás entrega novo alimentador em Alto Paraíso

Modernização do sistema elétrico vai beneficiar mais de 10 mil habitantes sem prejudicar o meio ambiente





Com um histórico de crescimento populacional acelerado e um fluxo constante de visitantes anuais, Alto Paraíso, localizada na Chapada dos Veadeiros, celebra hoje um marco histórico: a entrega do novo alimentador expresso de 71 km. A cerimônia será às 14h no Auditório do Polo UAB, em Alto Paraíso, e vai contar com representantes da companhia, Prefeitura e demais autoridades. A obra, que demandou a instalação de quase 950 postes, é parte do compromisso da Equatorial Goiás em atender às crescentes necessidades energéticas da região, assegurando qualidade, confiabilidade e respeito ao meio ambiente.
O Presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, destaca que “o alimentador representa muito mais do que uma estrutura física: ele é um pilar para o desenvolvimento sustentável de Alto Paraíso. Investimos em uma solução robusta que proporciona energia de qualidade, essencial para atender ao turismo, ao comércio e à qualidade de vida da população local”, afirma o Presidente Lener.
Desafios
 
Em 2022, Alto Paraíso registrou um aumento populacional de 49,57%, atingindo 10.298 habitantes. Anualmente, cerca de 700 mil turistas visitam a região, atraídos por sua exuberante beleza natural e diversificada oferta de cachoeiras. No entanto, o rápido crescimento e a ocupação irregular do solo colocavam a infraestrutura energética local sob pressão. Com 36 regiões de parcelamento irregular, equivalentes a 2.936 campos de futebol, a necessidade de intervenções urgentes era evidente.
“Nosso desafio era atender às demandas crescentes sem comprometer a qualidade de vida dos moradores e turistas”, explica o superintendente da região, Antônio Galvão. Com a entrega do novo alimentador, a distribuidora revoluciona o fornecimento de energia para Alto Paraíso. A estrutura que será inaugurada hoje é projetada para atender às demandas atuais e futuras da região, garantindo maior confiabilidade e diminuindo significativamente os indicadores DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).
O alimentador expresso assegura energia de qualidade para o turismo, comércio e lazer, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico. “A entrega dessa obra reflete nosso compromisso com o cliente e com o futuro da região. Alto Paraíso não é apenas um destino turístico, é um patrimônio que merece estrutura para crescer de forma organizada e sustentável”, reforça o superintendente.
Preservação ambiental como prioridade
 
Localizada em uma área de proteção ambiental (APA) desde 2001, a cidade demandou atenção especial durante as obras. Cada etapa foi planejada para minimizar impactos no bioma do Cerrado. “Nosso trabalho foi pautado pela responsabilidade ambiental. Tomamos todas as medidas necessárias para respeitar a APA de Pouso Alto e garantir que o desenvolvimento elétrico da região caminhe lado a lado com a preservação do meio ambiente”, salienta Antônio.
O impacto positivo da obra será sentido por anos. Com mais estabilidade e maior capacidade de expansão, Alto Paraíso está preparada para suportar a urbanização crescente e consolidar sua posição como destino turístico de excelência. A confiabilidade do fornecimento de energia também cria um ambiente favorável para novos negócios e investimentos na região.
“Acreditamos que a infraestrutura elétrica é um fator-chave para o crescimento ordenado e o bem-estar de uma cidade. Com esta obra, reiteramos nosso compromisso de ser uma empresa que entrega resultados concretos e que se preocupa com o futuro das comunidades em que atuamos”, conclui o superintendente.
Reconstrução 
Desde sua chegada a Goiás, há quase dois anos, a Equatorial executa uma série de obras para o fortalecimento do sistema elétrico, com foco na qualidade e continuidade do serviço através de um grande plano de reconstrução da rede elétrica.
Em 21 meses, a companhia investiu mais de R$ 3,6 bilhões na rede elétrica do Estado, ampliou e modernizou 161 subestações e entregou quatro novas subestações: Aparecida, Riviera-Parque Atheneu (Goiânia), Anápolis-Universitário e Piratininga (São Miguel do Araguaia). Também foram entregues cinco novas linhas de distribuição de alta tensão e modernizadas outras quatro.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Postagem Anterior Próxima Postagem