A gerente multiprofissional do Hospital Regional de Santa Maria, Luciana Guimarães, destaca a importância da profissão
Representando o IgesDF, a fisioterapeuta e gerente multiprofissional do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Dra. Luciana Guimarães, ressaltou o orgulho e a satisfação de estar presente no evento. “Para mim, é uma felicidade muito grande, uma honra estar representando a minha classe, muito embora hoje eu não atue diretamente na assistência. Eu amo ser fisioterapeuta, amo a minha profissão e os rumos que ela vem tomando ao longo do tempo, abrangendo novas áreas e ampliando a atuação. Para mim, é um reconhecimento e uma honra muito grande estar aqui”, afirmou Luciana, emocionada.
Durante a cerimônia, Vianna destacou a trajetória das categorias e reforçou a importância da valorização profissional. “Os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais desempenham uma missão crucial dentro do sistema de saúde, e é com muita alegria que a Câmara Legislativa celebra este momento de reconhecimento e valorização dessas profissões. O Decreto nº 938, promulgado em 13 de outubro de 1969, que regulamenta as carreiras de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil, foi um marco que garantiu aos pacientes acesso a melhores métodos e técnicas para desenvolver, restaurar e conservar a capacidade física e mental”, relembrou o deputado.
Em sua fala, Dra. Luciana Guimarães também reforçou a necessidade de apoio estrutural para os serviços de fisioterapia no Hospital Regional de Santa Maria, mencionando a carência de equipamentos e materiais. “Estamos com as caneleiras gastas, furadas. Precisamos de material para exercícios e também de alguns equipamentos, nada caro. Esperamos o senhor lá, deputado, para conhecer nosso serviço”, disse, em tom descontraído, pedindo o apoio de Vianna.
A celebração foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e teve ampla participação de profissionais e representantes das categorias, que reforçaram a importância do fortalecimento contínuo da fisioterapia e da terapia ocupacional no Distrito Federal e no Brasil.