GERAR: 21 anos de impacto social com mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas



Com atuação no Paraná e em vários outros estados, a organização social GERAR tem transformado vidas por meio de projetos sociais.

A mudança de vida pode começar com uma oportunidade como aprendiz ou estagiário em uma grande empresa, com a conquista de uma vaga na universidade ou com uma consultoria para o empreendedor cheio de dúvidas. Esses são apenas alguns exemplos de como a GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) tem impactado a vida de milhares de pessoas.

Através de programas como Aprendiz GERAR, MEGA, Aprova, GERAR Estágios, Sinerge e Florescer, a entidade empodera comunidades, democratiza o acesso à educação de qualidade e incentiva o protagonismo individual e coletivo.

A organização, sem fins lucrativos, completou 21 anos e contabiliza um número impressionante. Mais de 1 milhão de pessoas já foram impactadas pelos projetos da instituição. Hoje a GERAR tem ativos cerca de 10 mil aprendizes e 3 mil estagiários nos estados do Paraná, Santa Catarina e vários outros.

Francisco Essert, Presidente do Conselho Diretor da GERAR, explica que a meta é ir além, trazendo mais transformação, inclusão e oportunidades para jovens em busca do primeiro emprego:
"Oferecer a oportunidade do primeiro emprego é retroalimentar o mercado de trabalho com profissionais mais competentes, que aprendem não só a importância dos fatores comportamentais, mas também a educação como ferramenta fundamental para a construção de uma carreira sólida e para o pleno exercício de seus deveres em relação à sociedade", afirma Essert.

Atualmente, a GERAR conta com 9 subsedes: 5 no Paraná e 4 em Santa Catarina, atendendo a 151 municípios.

Aprendiz GERAR

Um dos principais projetos da instituição é o Aprendiz GERAR, que conecta jovens em início de carreira com empresas em busca de novos talentos. Hoje, o programa atende  10 mil aprendizes. Ao todo, mais de 450 mil jovens já foram beneficiados e são 3 mil empresas parceiras.

Essert explica que o Aprendiz GERAR oferece oportunidades reais de crescimento, com carteira assinada, permitindo o equilíbrio entre trabalho e estudo.
"Nosso objetivo é formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Oferecemos aos jovens uma formação em tendências e tecnologias em diversos setores, com uma metodologia que facilita a rápida inserção no ambiente empresarial", explica o presidente.

Para as empresas, o programa oferece suporte completo, desde a contratação até a gestão da folha de pagamento. "Com uma pré-seleção rigorosa, garantimos a qualidade dos perfis dos aprendizes, além de oferecer acompanhamento personalizado, com orientação e suporte contínuos", complementa Essert.

Empreendedorismo que transforma

O Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas (MEGA) é um projeto inovador que visa incentivar o empreendedorismo nas comunidades e promover o desenvolvimento local. Através de um programa estruturado por etapas, o MEGA oferece capacitação, mentoria e apoio para que os participantes transformem suas ideias em negócios de sucesso.

"Os participantes recebem aulas teóricas sobre diversos temas do mundo dos negócios, como precificação, vendas, habilidades pessoais e gestão de negócios. Na fase seguinte, oferecemos consultoria individualizada e, ao final, promovemos a Feira do Empreendedor, onde os alunos podem expor suas ideias", relata Marcos Costa, relações públicas da GERAR.

A consultoria, que dura três meses, abrange desde o desenvolvimento de logomarcas até a escolha da melhor forma societária, além de orientações sobre a documentação necessária para a abertura de empresas e oportunidades de obtenção de microcrédito.

APROVA: Preparando para o futuro

Outro projeto de destaque é o APROVA, um cursinho pré-vestibular gratuito, considerado um dos maiores do Paraná. Já beneficiou mais de 2 mil alunos de escolas públicas. Com material didático 100% autoral, o APROVA oferece 22 semanas de aulas em 12 matérias com professores especializados, preparando os estudantes para o vestibular e o ENEM. Os resultados são expressivos: mais de 220 aprovações em universidades, com muitos alunos conquistando as primeiras colocações. O projeto é reconhecido pela UNESCO, por sua metodologia, alcance e relevância social.

Empresas podem ajudar a transformar vidas

Para ampliar ainda mais seu alcance, a GERAR busca apoio de empresas interessadas em contribuir por meio de patrocínios diretos ou da destinação do imposto de renda.

"O apoio financeiro e estratégico das empresas é fundamental para o crescimento e a sustentabilidade dos projetos da GERAR, permitindo que a organização continue promovendo mudanças positivas nas comunidades em que atua", explica Elizete Dreviski, Gerente de Iniciativas Sociais da GERAR.

Ela destaca que as empresas interessadas em colaborar podem engajar-se em iniciativas de responsabilidade social corporativa, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuam.


"Essa parceria entre o setor privado e organizações sociais é essencial para impulsionar o progresso e construir um futuro mais inclusivo e próspero para todos", afirma a gerente.

Empresas no regime de Lucro Real podem destinar até 1% do imposto devido ao FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) Estadual. "Ao optar por essa forma de destinação, a empresa não arca com nenhum custo adicional e contribui diretamente para causas como educação e desenvolvimento sustentável", complementa Elizete.

Em 2023, a GERAR recebeu, mais uma vez, o Selo Social ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, reconhecendo a importância da atuação da organização na superação dos principais desafios relacionados ao desenvolvimento social e à qualidade de vida das comunidades.


Postagem Anterior Próxima Postagem