Dia da Saúde Bucal: conheça as 5 doenças bucais que precisam de atenção


 Especialista alerta que 45% da população mundial enfrenta doenças bucais preveníveis

O Dia Nacional da Saúde Bucal, em 25 de outubro, conscientiza sobre a importância dos cuidados orais e a prevenção de doenças que se agravam gradativamente sem cuidados necessários. Uma boca saudável é além de um sorriso bonito, e está relacionada à saúde do corpo como um todo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 3,5 bilhões de pessoas sofrem de doenças bucais, esse número reflete aumento significativo de casos ao longo dos anos. 

Segundo a cirurgiã-dentista Ianara Pinho, especialista na prevenção de doenças bucais, o acompanhamento e avaliação odontológica é essencial para cuidados adequados. "Uma boa higiene bucal é essencial não apenas para evitar problemas dentários, mas também para garantir um estado de saúde geral", afirma. 

Para o tratamento de doenças bucais, é muito importante a limpeza profissional periódica e uma boa rotina de higiene oral, isso ocorre porque a boca está intimamente ligada ao funcionamento de vários sistemas do corpo humano.

Principais doenças bucais:

  1. Cáries: são causadas pela ação de bactérias que levam a danos ao esmalte dentário e podem ser prevenidas com escovação regular e uso de fio dental, e o tratamento geralmente envolve a remoção do tecido afetado e a restauração do dente.

  2. Gengivite: é o primeiro estágio da doença periodontal, caracterizada pela inflamação das gengivas, que, se não tratada, pode evoluir para a perda dentária. 

  3. Doenças periodontais: Afeta os tecidos de suporte dos dentes, podem causar perda dentária e agravar doenças sistêmicas, como diabetes. A prevenção inclui escovação adequada, uso do fio dental e visitas regulares ao dentista.

  4. Candidíase oral: Comumente associada a um sistema imunológico debilitado, pode ser tratada com antifúngicos. A herpes labial, causada pelo vírus Herpes simples, é tratado com antivirais, mas permanece incurável e pode causar episódios recorrentes.

  5. Halitose: A prevenção envolve uma boa higiene oral, hidratação adequada e controle de fatores como dieta e tabagismo.

Cuidados com a saúde dos dentes e gengivas são essenciais para prevenir doenças que podem ser irreversíveis. Estudos mostram que pessoas com boa saúde bucal têm menos chances de desenvolver doenças cardíacas. “Com hábitos diários assertivos e a orientação profissional adequada, a boca complementa a vida saudável do corpo", conclui Ianara.


Postagem Anterior Próxima Postagem