Startups transformam aluguel de imóveis com soluções tecnológicas




O setor imobiliário brasileiro está passando por uma transformação significativa, impulsionado pelo avanço de startups conhecidas como proptechs e construtechs. 

 

Segundo o Mapa das Construtechs e Proptechs 2024, desenvolvido pela Terracotta Ventures, o Brasil já conta com 1.209 startups focadas no mercado imobiliário, o que representa um crescimento de 13,5% em relação a 2023. 

 

Essas empresas, que empregam diretamente cerca de 22 mil pessoas, estão trazendo soluções tecnológicas para simplificar e modernizar o processo de compra, venda e aluguel de imóveis no país.

 

No mercado de locação, especificamente, as startups estão se destacando para eliminar burocracias e oferecer alternativas que tornem o processo mais ágil e acessível. 

 

Um dos grandes exemplos dessa inovação é a Fiantec , uma proptech que está revolucionando o processo de aluguel de imóveis. Atuando como parceira de imobiliárias e corretoras, a empresa já conta com 2 mil parceiros distribuídos pelo Brasil e tem planos ambiciosos de dobrar esse número até 2025.

 

A missão da Fiantec é clara: eliminar a necessidade de fiadores e simplificar a burocracia envolvida no aluguel de imóveis. A startup oferece um sistema que resolve etapas complexas, como autenticação de documentos e verificação de certificados, de forma totalmente online e rápida. 

 

Isso significa que inquilinos e proprietários podem concluir todo o processo de contratação sem precisar lidar com papelada excessiva ou longos períodos de espera.

 

“ Alugar um imóvel com a gente significa um processo descomplicado e rápido. O inquilino lida apenas com uma taxa de garantia, que é facilitada pelo parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito ”, explica Fernando Martins, CEO e fundador da Fiantec

 

Esse sistema traz uma solução prática para um dos maiores obstáculos que os inquilinos enfrentam: a exigência de um fiador ou de grandes valores de cautela.

 

A Fiantec também traz benefícios para as imobiliárias e corretores parceiros. Com a redução da burocracia, o número de locações tende a aumentar, já que o processo se torna mais simples e acessível a todas as partes envolvidas. 

 

“Estamos facilitando o trabalho das imobiliárias para eliminar a necessidade de um levantamento extenso de documentos, o que acelera os processos e melhora a experiência para todos”, afirma Fernando.

 

Outro diferencial oferecido pela Fiantec é o simulador de localização online , que torna a experiência mais fluida tanto para os locatários quanto para os proprietários, proporcionando maior transparência e agilidade no momento de fechar o contrato.

 

Além da Fiantec, diversas outras startups estão inovando no mercado imobiliário, criando soluções que vão além da negociação e venda de imóveis. 

 

Essas empresas estão se posicionando como agentes de mudança, modernizando o setor e proporcionando uma nova experiência para consumidores, corretores e investidores.





 Crédito foto: Oleksandr Pidvalnyi, por Pixabay

Postagem Anterior Próxima Postagem