Há 14 anos, os engenheiros Paulo Rafael Folador e Mario Augusto Stresser fundaram a Rottas Construtora com o objetivo inicial de construir 180 unidades habitacionais. Hoje, a empresa já lançou mais de 7.200 unidades, das quais 4.200 foram entregues e 3 mil estão em andamento, consolidando-se entre as cem maiores construtoras do país pelo ranking da INTEC. A Rottas atua no Paraná e Santa Catarina, com projetos em diversas cidades, incluindo Curitiba, Joinville e, em breve, Jaraguá do Sul.
A Rottas Construtora atua em dois segmentos principais: o programa Minha Casa, Minha Vida e imóveis de perfil standard, com valores até R$ 500 mil, representando cada um 50% dos negócios. Segundo o CEO, Paulo Rafael Folador, esses mercados se complementam, equilibrando-se mutuamente. Em menor escala, a empresa também constrói imóveis no segmento premium, sob a marca Rottas Prime.
O diretor de Operações, João Felipe Mora, destaca que a empresa foca em obras grandes, com muitas unidades e VGV a partir de R$80 milhões. "Este ano, a Rottas planeja lançar empreendimentos totalizando R$ 500 milhões, um crescimento de 65% em relação a 2023, com uma meta de vendas de R$ 400 milhões. A empresa combina qualidade e velocidade em grandes canteiros, apostando no volume para alcançar eficiência", destaca Mora.
Diferenciais competitivos
O sucesso da Rottas se deve a vários diferenciais competitivos, como a seleção rigorosa dos terrenos, estudando cerca de cem para comprar um ou dois. Atualmente, a empresa possui uma landbank avaliado em R$ 2 bilhões, com previsão de atingir R$ 3 bilhões até o final do ano
Outro diferencial é a construção própria, garantindo alta qualidade nos projetos e imóveis. A empresa investe em pesquisas de mercado para atender melhor às necessidades dos clientes, resultando em maior satisfação e melhores resultados comerciais. A empresa possui certificações importantes, como ISO 9001, PBQP-H nível A, e selos de sustentabilidade e desempenho técnico da Caixa Econômica Federal.
A empresa de vendas própria, Rottas Vendas, é um diferencial competitivo, com mais de cem associados alinhados à cultura da empresa. Com investimento significativo e uma estrutura robusta em Curitiba, possui também sedes regionais. “Além do investimento na estrutura da empresa, também focamos muito em gente. Isso permite com que tenhamos sempre novas lideranças alinhadas com a cultura da empresa,” diz Felipe Silveira, Diretor Comercial da Rottas. “Hoje nosso time representa mais de 60% das nossas vendas, o que dá a empresa muita segurança de continuar lançando”, conclui.
Instituto RottasO Instituto Rottas, estabelecido em 2021, é uma iniciativa de responsabilidade social da empresa, que destina 1% de seu lucro para promover programas esportivos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O Instituto reformou um campo de futebol em Curitiba e mantém um programa que não só incentiva a prática esportiva, mas também exige bom desempenho escolar dos participantes. O destaque veio com a vitória do time juvenil na Taça das Favelas, evidenciando o impacto positivo do projeto na comunidade.