Escolas goianas apostam no estímulo aos esportes com jogos internos e atividades de contraturno
Estudos apontam que prática regular de atividades físicas colabora para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e psicomotor de crianças e jovens, além de ter efeitos até a vida adulta
Desde o fim do período pandêmico, as escolas têm investido cada vez mais em um quesito de suma importância para o aprendizado e para a saúde em seu âmbito geral: os esportes. Por meio de iniciativas que contemplam todas as turmas, da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, até o Ensino Médio, algumas instituições de ensino goianas se dedicam à realização de atividades conjuntas em diferentes modalidades esportivas para estimular a prática de atividades físicas, assim como a socialização e o desenvolvimento dos alunos a partir dessas vivências coletivas.
Uma pesquisa realizada pela uma pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, apurou que a prática esportiva é um dos fatores essenciais para preparar as crianças para a vida adulta. Cerca 34% dos participantes do estudo que praticavam esportes quando crianças demonstraram maiores níveis de força de vontade, assim como efeitos na resiliência e no enfrentamento de desafios. Já um levantamento da Universidade Illinois, apontou que os alunos cuja prática esportiva é frequente demonstraram desempenho 20% superior ao de alunos não praticantes ou sedentários. “O estímulo às práticas esportivas engloba a saúde do corpo e da mente, assim como capacita as crianças de noções afetivas, emocionais, contribui para o desenvolvimento cognitivo e até para a socialização”, afirma Tatiana Santana, diretora pedagógica do Colégio Externato São José.
No colégio, é realizado anualmente o JIEX, tradicional campeonato de jogos internos do Externato, que neste ano acontece de 24 a 28/06. “É um momento de descontração em que as crianças podem trabalhar habilidades corporais e socioemocionais principalmente”, explica Tatiana. Na Educação Infantil, acontecem atividades recreativas, como exercícios com água, areia, com carrinhos de rolimã, entre outros. “São exercícios com um caráter lúdico, que visam a oferta de vivências aos alunos, permitindo descobertas e aprendizados iniciais muito pautados pelas sensações”, complementa. Já os alunos do Ensino Fundamental, que compreende as turmas do 1º ao 9º ano, participam de atividades competitivas, como futsal, handebol, basquete, voleibol e queimada, por exemplo, esportes escolhidos por cada aluno de acordo com suas aptidões.
Contraturno escolar
Com o intuito de promover o desenvolvimento esportivo dos estudantes, o Colégio Integrado possui uma gama de opções com esportes, atividades culturais e de aprofundamento em disciplinas, no contraturno escolar. O termo contraturno se refere ao período compreendido pelo tempo em que a criança ou adolescente permanece na escola para realizar atividades que estão fora da grade curricular. De acordo com o diretor-geral da escola, Felipe Kiolo, tal iniciativa colabora para o desenvolvimento global do aluno e reflete em um melhor desempenho escolar com a otimização do tempo ocioso.
Para melhor atender a essa demanda e para que o estudante possa ser acompanhado e instruído por profissionais de áreas específicas do esporte, Kiolo explica que as atividades do contraturno escolar do Colégio Integrado são geridas e ministradas pela Escola de Arte e Dança Culturale e pela Ball School Sports. “A Culturale oferece as modalidades de ginástica, karatê, teatro, basquete e tecido acrobático. Já a Ball School ministra as aulas de vôlei e futsal. A escola funciona como um ponto de acolhida dessas aulas, que são abertas a primos, amigos e parentes de nossos estudantes, porque acreditamos que o desenvolvimento esportivo é possível por meio do engajamento social e pelo crescimento da nossa comunidade escolar como um todo”, explica.