Equatorial Goiás e CMTC atuam em 19
terminais de Goiânia e Região Metropolitana para cadastrar famílias no programa
que dá descontos de até 65% na conta de luz.
Começou,
no dia 20 de maio, no Terminal Isidória, em Goiânia, a força-tarefa
para o cadastramento da Tarifa Social na conta de luz. As ações são feitas
dentro dos terminais de ônibus da capital e região metropolitana. Cerca de 400
mil famílias estão aptas a receber o benefício em Goiás, mas ainda não fizeram
o cadastro.
A
parceria é uma iniciativa da Equatorial Goiás e da Companhia Metropolitana de
Transportes Coletivos (CMTC). O cadastro poderá ser realizado
em 19 terminais de ônibus, entre eles, Terminal Padre Pelágio, Novo Mundo e
Araguaia. “Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir
desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda
maior para todos que estão aptos a receber o benefício", afirma o gerente
de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira
No
terminal Isidória, os atendimentos serão feitos até o dia 31 de maio, das 13h
às 19h. O cadastramento acontece
por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a
conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 18 postos serão abertos nos
terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os 400
mil beneficiados sejam atendidos.
A
Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro
Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal
por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que
recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda
familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou
patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em
domicílio.
Os
descontos na fatura de energia podem chegar até 65% e têm ajudado no orçamento
de muitas famílias goianas. São mais de 510 mil moradores cadastrados na
Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro
extra dentro de casa no final do mês. "A Equatorial Goiás entende que
nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com
qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da
população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão”,
destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão. O gerente ainda
ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da
concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de
clientes que estão aptos a recebê-los.
Confira
o cronograma nos terminais:
Terminal |
Data |
Horário |
Isidória |
20/05 a 31/05 |
13h às 19h |
Bandeiras |
03/06 a 14/06 |
13h às 19h |
Araguaia |
17/06 a 28/06 |
13h às 19h |
Goianira |
01/07 a 12/07 |
13h às 19h |
Novo Mundo |
15/07 a 26/07 |
13h às 19h |
Paulo Garcia |
29/08 a 02/08 |
13h às 19h |
Senador Canedo |
05/08 a 16/08 |
13h às 19h |
Parque Oeste |
19/08 a 30/08 |
13h às 19h |
Cruzeiro |
02/09 a 13/09 |
13h às 19h |
Goiânia Viva |
16/09 a 27/09 |
13h às 19h |
Garavelo |
30/09 a 11/10 |
13h às 19h |
Maranata |
14/10 a 25/10 |
13h às 19h |
Vila Brasília |
28/10 a 08/11 |
13h às 19h |
Veiga Jardim |
11/11 a 22/11 |
13h às 19h |
Recanto do Bosque |
25/11 a 06/12 |
13h às 19h |
Hailé Pinheiro |
09/12 a 20/12 |
13h às 19h |
Trindade |
23/12 a 03/01 |
13h às 19h |
Vera Cruz |
06/01 a 17/01 |
13h às 19h |
Padre Pelágio |
20/01 a 31/01 |
13h às 19h |
Outros
pontos
Além
dos terminais, também é possível realizar o cadastro nas Agências de
Atendimento Presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em
Assistência Social, os CRAS. Mesmo com um crescimento de 15% no ano
passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas
ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para
aumentar o número de cadastrados.
A
inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do
orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras
necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões
na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
Para
verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte
superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo
Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. É importante
notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o
consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e
outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Quem
pode se inscrever
A
Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia os inscritos no Cadastro Único do
Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa
de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o
Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal
de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que
exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em
domicílio.
Onde
se cadastrar
-
Agências de Atendimento Presencial
-
Postos Credenciados de Atendimento Presencial
-
Central de Atendimento 0800 062 0196 - ligação gratuita para todo o Estado, 24h
por dia.
A
família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar
número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial
com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.
Descontos
A
Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das
famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:
-
Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
-
De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
-
De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
-
Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem
o benefício.
As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores
-
As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de
consumo de 50 kWh/mês;
-
De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
-
De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
-
Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.
Fique
atento!
Vale
ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o
cadastro atualizado. As famílias devem ficar atentas às atualizações
periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base
para aprovação e acompanhamento dos beneficiados. Portanto, quaisquer
alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.
O governo convoca o cadastrado
para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização;
por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e,
voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.
Sobre
a Equatorial Goiás
A
Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º
maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que
atendem mais de 14 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5
milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7%
do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km²