Cuidados básicos de higiene bucal são desconhecidos em diversas regiões do Brasil

 Programas sociais como a Expedição Novos Sorrisos revelam índices preocupantes de doenças bucais e levam orientações fundamentais para a população em cidades brasileiras

Prevenção e promoção da saúde bucal são as principais iniciativas que ajudam a melhorar o cenário no Brasil
Créditos: Divulgação/Neodent

Escovar os dentes três vezes ao dia e usar o fio dental são hábitos que podem parecer comuns e cotidianos, mas não fazem parte da realidade de milhares de brasileiros. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 89% das pessoas realizam a higiene bucal menos de duas vezes por dia. Esse fato contribui para que o Brasil seja um dos países com um dos maiores índices de cárie dentária e doenças periodontais.

Por isso, a atenção da odontologia tem sido direcionada para a prevenção dessas doenças, destacando a necessidade de motivar os hábitos de higiene bucal em crianças e adultos. Algumas iniciativas têm se mostrado eficazes na prevenção e educação para melhorar esse cenário - e os sorrisos -, especialmente entre aqueles que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde bucal. Só em 2023, a Expedição Novos Sorrisos, programa social da Neodent que percorre o Brasil com uma unidade móvel equipada com dois consultórios odontológicos e uma equipe de saúde bucal, realizou 1.573 consultas, em parceria com dentistas voluntários dos lugares por onde passou, levando informações relevantes sobre o tema a seis estados brasileiros.

Das visitas realizadas em cinco cidades do Nordeste do Brasil, foi constatado que 53% das pessoas não sabiam realizar a higiene bucal corretamente e 46% apresentaram necessidade de tratamentos preventivos. “Esses dados reforçam a necessidade de levar o conhecimento mais básico sobre saúde bucal para a população de todos os cantos do Brasil. Estamos na estrada desde 2016, rodando milhares de quilômetros em regiões brasileiras que, muitas vezes, não têm acesso a informações de saúde bucal. Na maioria dos casos, são moradores de cidades pequenas, mas, em outros, quem vive em grandes centros também não tem acesso a informações importantes e, por vezes, básicas sobre saúde bucal”, alerta Raphaela Borba, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Neodent.

Nas visitas deste ano na região nordestina, também foi identificado que 55% das pessoas atendidas nunca tinham passado por uma consulta odontológica. Além disso, quase 1% apresentava alguma lesão sugestiva ou potencial de câncer. A perda dentária também aparece com uma alta incidência, mostrando que 56% dos pacientes haviam perdido um ou mais dentes. “Todos os anos nos deparamos com porcentagens altíssimas de pacientes com problemas bucais que podem ser evitados com hábitos básicos de higiene, dieta e autocuidado, que muitas pessoas não têm por falta de informação”, acrescenta Raphaela.

A Expedição Novos Sorrisos está programada para dar continuidade às suas atividades em 2024, e a primeira população beneficiada este ano será a da cidade sede da Neodent, Curitiba, antes de a unidade móvel seguir para outras regiões do Brasil. As informações sobre as próximas cidades estarão disponíveis no site do programa. 

Sobre a Neodent 

Fundada há 30 anos por um dentista e para dentistas, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Líder em implantes no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo, a Neodent oferece um portfólio completo de soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis. É responsável pela criação de produtos originais, como o Grand Morse e o Neodent Ceramic Implant System, entre outros que hoje estão presentes em mais de 90 países. O propósito da marca faz parte da cultura organizacional e do cotidiano dos seus quase 3 mil colaboradores, que trabalham com orgulho de pertencer à empresa. A inovação também faz parte também do DNA da empresa, assim como a constante busca por aprendizado e crescimento. 

A Neodent, que faz parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, acredita que a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores são a chave do sucesso, e o êxito da marca se deve aos seus produtos e soluções odontológicas de alta tecnologia, com excelentes resultados, que permitem que milhares de pessoas sorriam.



Postagem Anterior Próxima Postagem