As meias de compressão têm se destacado como uma solução eficaz para pacientes com problemas circulatórios. Além de proporcionar uma série de benefícios ligados ao alívio de sintomas como dor e inchaço nas pernas, são aliadas indispensáveis na prevenção de tromboses, sendo especialmente recomendadas para quem enfrentará viagens longas ou procedimentos cirúrgicos.
Recomendadas para uso diário, o propósito fundamental das meias de compressão reside na promoção da circulação sanguínea, destaca a Dra. Cristenne Souza, médica cirurgiã vascular da clínica Venous. “As meias de compressão fornecem um gradiente de pressão ao longo do comprimento da meia, sendo a maior pressão exercida ao nível do tornozelo com uma redução gradual da pressão ao longo do seu comprimento. Isso exerce efeitos positivos sobre o fluxo sanguíneo no interior das veias, melhorando as circulações venosa e linfática e o retorno venoso.”
As meias de compressão não se limitam apenas a pacientes com problemas circulatórios. Elas demonstram utilidade durante a prática de exercícios físicos, proporcionando conforto adicional e contribuindo com a melhoria do rendimento muscular durante a prática de exercícios físicos e aceleram a recuperação muscular após atividades intensas. Também são aliadas valiosas para indivíduos que passam longos períodos em pé ou sentados.
Entretanto, é importante destacar a necessidade da consulta profissional antes de adotar as meias de compressão, especialmente em casos de condições médicas específicas. O uso das meias deve ser prescrito após uma avaliação clínica detalhada do paciente. “Indicações para uso incluem sintomas como dor, peso, cansaço e edema nas pernas, além de casos de varizes, insuficiência venosa crônica e úlceras venosas. No entanto, em situações de obstrução severa na circulação arterial, seu uso é contraindicado devido ao risco de agravar a isquemia”, explica Cristienne. Já em situações particulares, como viagens longas, períodos pós-cirúrgicos ou gravidez, o uso dessas meias pode ser especialmente benéfico.
Existem diferentes tipos de meias e níveis de compressão, cada um indicado de acordo com cada caso específico. “Por isso é tão importante buscar avaliação e prescrição médica, para que os benefícios sejam otimizados ao máximo para cada caso, e para evitar complicações decorrentes de uso indevido”, finaliza a médica cirurgiã vascular da clínica Venous.