Samantha Fechio, assessora de Biologia do Sistema Positivo de Ensino Créditos: divulgação |
De Biologia a Educação Física, de Língua Portuguesa ao texto-base da redação, temática permeou diversas áreas do conhecimento
O papel da mulher na sociedade e as dificuldades enfrentadas por elas foram temas de destaque nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No último domingo (12), segundo dia de exame, uma questão na prova de Ciências da Natureza chamou a atenção novamente para a temática. De acordo com a assessora de Biologia do Sistema Positivo de Ensino, Samantha Fechio, uma pergunta sobre fisiologia humana tratou sobre a TPM (tensão pré-menstrual) e como a oscilação hormonal nas mulheres interfere no humor. "O objetivo era identificar os hormônios que fazem parte do processo de ovulação, interligados e responsáveis por essa oscilação de humor que afeta entre 20% e 50% das mulheres em idade fértil", conta.
Mas essa não foi a única prova a abordar os problemas sociais enfrentados pelas mulheres no Brasil e no mundo, segundo a assessora de Artes do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto. "Desde Língua Portuguesa até Educação Física, várias questões abordaram a falta de reconhecimento profissional das mulheres, da violência doméstica, da mudança do papel feminino na sociedade e da redução na taxa de fertilidade, além da saúde emocional da mulher no esporte, entre outros temas", enumera.
Uma das questões da prova de Educação Física abordou a desistência da ginasta Simone Biles de competir por medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, a pressão sobre as atletas e a importância do cuidado com a saúde mental, tanto quanto com a saúde física.
Na prova de Língua Portuguesa, foi exigida a interpretação de duas campanhas publicitárias que abordaram questões femininas: uma sobre o papel da amamentação e outra sobre a importância de denunciar a violência contra a mulher durante o período pandêmico de isolamento social.
Karoline também lembrou uma questão da prova de Ciências Humanas que trouxe o reconhecimento póstumo da arquiteta Lina Bo Bardi como responsável pelo projeto do MASP (Museu de Arte de São Paulo). "Ela passou a vida aceitando que o marido, Pietro Maria Bardi, assinasse como o responsável pela obra", ressaltou a especialista.
A redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, provocou não apenas os estudantes, mas toda a sociedade impactada pelo exame a refletir sobre as múltiplas jornadas que a mulher enfrenta, seja cuidando de filhos, pessoas com deficiência ou idosos da família - de forma invisível e subvalorizada.
O gabarito oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) será divulgado em 24 de novembro. No entanto, o Sistema Positivo de Ensino disponibiliza um gabarito interativo extraoficial no mesmo dia da prova. Para conferir, basta acessar a página, escolher a cor da prova de interesse e verificar as respostas das questões de cada área do conhecimento. Ao acessar a resposta, a ferramenta interativa dará o resultado correto, confirmando se o candidato acertou ou não cada uma das questões. Por fim, somará os acertos e mostrará a nota aproximada do estudante. Os resultados finais serão divulgados pelo Inep no dia 16 de janeiro de 2024.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.