Exposição "Mapa da Cultura Alimentar" chega a São Paulo em outubro




Exposição é parte do projeto que revela características da cultura alimentar do brasileiro

Depois de uma estreia de sucesso em Curitiba, a exposição do projeto “Mapa da Cultura Alimentar” chega a São Paulo no dia 09 de outubro. O projeto, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento a respeito da cultura alimentar brasileira, começou em abril deste ano com uma expedição que percorreu 12 cidades do Paraná e Santa Catarina em busca de dados sobre o cultivo e a produção de produtos com identificação geográfica. “Durante a expedição pudemos entender mais sobre o modo de produção desses produtos e sobre a nossa cultura. Ao longo do projeto descobrimos os impactos da produção na vida das pessoas que vivem nos locais onde esses produtos são feitos”, afirma Carolina Montenegro, da Montenegro Produções.

 

A exposição não só apresenta parte da pesquisa realizada ao longo da expedição como também reúne aspectos da cultura alimentar brasileira. O artista Gustavo Krelling brinca com manequins estilizados que “vestem” elementos que remetem aos costumes dos brasileiros desde o cultivo e preparo dos alimentos até o servir. Gustavo conta que os objetos utilizados nas peças, na sua grande maioria, foram encontrados em visitas de campo que o artista fez antes de confeccionar das peças. “O Mapa da Cultura Alimentar revela os detalhes sobre os produtores e o manejo desses produtos que têm selo de Identificação Geográfica (IG). A exposição reúne, de forma lúdica e com um olhar artístico, um pouco do que foi experimentado durante a expedição. Grande parte dos materiais utilizados nas peças vieram das visitas em campo realizadas para montar as instalações”, explica o artista. Gustavo conta ainda que a principal inspiração para a montagem das peças foi justamente os aspectos históricos que envolvem os produtos pesquisados: “Como o tema da alimentação é muito amplo e rico, foi imprescindível focar no conteúdo histórico que envolve os produtos. Por exemplo: uma das peças da exposição é inspirada na Carmem Miranda porque, durante a pesquisa, descobri que ela fez um show em Antonina, no Paraná, em 1933. Com essa inspiração foi criado um figurino feito de papel de balas de bananas e cestas de frutas”, conta Gustavo. “Não ficamos focados apenas no Paraná ou Santa Catarina, onde estão localizadas as cidades pelas quais a expedição passou, mas incluímos na exposição elementos que falem da cultura alimentar de todo o Brasil, que é tão diversa em suas diferentes regiões. Uma das peças, é um mapa do Brasil com utensílios de cozinha de todos os cantos do nosso país”, conclui.

 

De acordo com Carolina Montenegro, “essa é a primeira vez que um projeto com tema local, que fala de produtos do Paraná e de Santa Catarina, ganha espaço em São Paulo. Além de ser motivo de orgulho para todos nós da Montenegro é também uma ação importante de valorização da cultura imaterial brasileira”, conclui.

 

Visitas guiadas

A exposição será aberta em São Paulo e os visitantes podem agendar visitas guiadas pelo Sympla, por meio deste link: https://www.sympla.com.br/evento/mapa-da-cultura-alimentar/2143922.

Iniciativa da Montenegro Produções, o Mapa da Cultura Alimentar conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e tem como patrocinadores:  Syngenta, CNH Industrial Global e New Holland Brasil, Copel Energia, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Atlas Eletrodomésticos, Porto a Porto, Videplast, Ítalo Supermercados, Havan, Lavoro, Sebrae Paraná, Bom Gourmet - Gazeta do Povo e Shopping Mueller.

 

São Paulo

Data: de 09 a 23 de outubro

Local: Avenida das Nações Unidas, 17007, Bairro Várzea de Baixo (São Paulo/SP)*.

*A exposição estará no térreo, em frente à Torre Sigma

 


 

Ficha Técnica do projeto Mapa da Cultura Alimentar:

Coordenação Geral: Montenegro Produções

Direção criativa e elaboração de projeto: Carolina Montenegro

Produção executiva: Camila Guanabara

Curadoria: Gustavo Krelling

Concepção editorial: Andrea Sorgenfrei

Design Gráfico e Projeto Editorial: Caio Vitoriano

Fotografia e edição fotográfica: Daniel Siwek

Assistente de Arte: Patrick Miguel

Assistente de Produção: Aline Cardoso

Redação: Daniélle Carazzai, Felipe Anibal e Rui Morschel

Artista convidado: Gustavo Krelling

Textos expositivos: Karoline Marianne Barreto

Costura e adereços: Glaci de Jesus

Adereços: Maria Doraci Justino

Assistente de produção de arte: Wyllian Santos de Jesus

Arquiteto responsável: Givago Ferentz

Equipe arquitetura: Alessandra Oliveira, Eduardo Sakaizawa, Iolanda Stahsefski, Evelyn Llosa, Jorge Stremel e Rafaela Bruno.

Gestão de Mídia online: Poliana Przybyszewski

Mídia offline: Caroline Enke

Social Mídia: Bruna Alcantara

Assessoria de imprensa: Ieme Comunicação

Assessoria jurídica: Carolina Wanderley

Administração e Contabilidade: Carlos Alberto Guanabara e AE Company

Socióloga: Rafaela Mascarenhas Rocha

Produção de vídeos e fotografia: Daniel Siwek

Chefs convidados: Ana Souza, Patrícia Lisboa, Ruy Morschel.

Food stylist: Ana Claudia Spengler

Conteúdo educacional: Andréa Sorgenfrei

Mediação e apresentação EAD: Caroline Olinda

Produção EAD: Bom Gourmet e Agência Vulgata

Filmmaker EAD: Agência Vulgata

Estúdio EAD: Estúdio Pinó/Clube da Alice e Cozinha Bom Gourmet

Captação de recursos e apoio institucional: Valor com Propósito, Odete Montenegro, Tudo Cultural, José Luís Veloso e Felipo Nichetti

Intérprete de Libras: Sandro José Batista

Realização: Ministério da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Produção: Montenegro Produções

Instituições beneficiadas: Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Hospital Erasto Gaertner e Hospital e Erasto Gaertner.

Apoio: SEBRAE/PR, GoPro, Shopping Mueller e Bom Gourmet

 

Postagem Anterior Próxima Postagem