Iniciando as comemorações do Dia Veterano, o Comando Militar do Planalto (CMP) comemorou os 106 anos do Tenente-Coronel Nestor da Silva, integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O evento aconteceu no dia 13 de junho na residência do veterano e reuniu familiares, amigos e a família Verde-Oliva.
Ao som de canções militares executadas pela fanfarra de música do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, o Cel Nestor entoou a canção do Exército. Também houve bolo e parabéns especial para o herói da FEB que combateu durante a Segunda Guerra Mundial.
As atividades do Dia do Veterano terão continuidade no dia 18 de julho. A solenidade acontecerá a partir das 10h30 no Batalhão da Guarda Presidencial com apresentação de banda marcial, Ordem Unida sem Comando, formatura e exposição de viaturas e material de emprego militar.
O Tenente-Coronel Nestor tomou parte dos feitos memoráveis da FEB em terras italianas, como as Tomadas de Montese e de Monte Castelo, páginas gloriosas do Exército durante o maior conflito armado da história da humanidade.
Sobre o Tenente-Coronel Nestor - Natural de Lagoa Santa (MG), ele foi praça voluntário no então 10º Regimento de Infantaria, em Belo Horizonte, no ano de 1938. Após transferência para o 11º Batalhão de Infantaria, em São João D´El Rei (MG), alcançou a graduação de Segundo-Sargento. No ano de 1944, embarcou para a Campanha na Itália, onde, com os valorosos Pracinhas, fez a “cobra fumar” durante a Segunda Guerra Mundial.
Por seus serviços em campanha, foi promovido ao posto
de segundo-tenente pelo próprio General Mascarenhas de Morais,
Comandante da FEB. No retorno vitorioso ao País, deu sequência à
brilhante carreira, passando à reserva remunerada no ano de 1972.