A ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem acaba de divulgar, em parceria com a Idealis Research, os resultados da nova edição da pesquisa sobre a Influência dos Blogs de Viagem sobre o Turista Brasileiro. A nova edição da pesquisa acontece 10 anos após a divulgação da primeira, realizada em 2012, no momento que marca o 10º ano de fundação da associação.
Entre os
itens que foram pesquisados está o perfil de quem lê blogs de viagem, seus
hábitos de viagem, o planejamento das viagens, os hábitos de consulta aos blogs
de viagem e os hábitos de compra de viagem pelos viajantes. O papel que a
Internet representa na tomada de decisão do viajante na hora de escolher um
destino, planejar e comprar uma viagem, também foi objeto do estudo.
“O maior
desafio que tivemos foi em conseguir elaborar as perguntas, de maneira que
refletissem as mudanças que a tecnologia trouxe à vida das pessoas nessa
década. Em 2012 o digital ainda não estava presente tão intensamente na vida
dos brasileiros e poder entender até que ponto essas mudanças interferem no
comportamento do viajante era o ponto focal da nova pesquisa”, diz o Diretor de
Comunicação da ABBV, Lincoln de Castro e Silva.
Se por um
lado a pesquisa identificou mudanças substanciais no comportamento do viajante,
principalmente com o aumento da influência do “digital” no dia-a-dia do
viajante, o perfil desse viajante e de suas preferências gerais de viagem
permaneceram praticamente inalteradas.
Perfil do Leitor de Blogs
A pesquisa
de 2012 mostrou que o perfil dos leitores de blogs de viagem era formado em sua
maioria por mulheres, jovens, de alta renda, alta escolaridade e residentes na
região sudeste. 80% da amostra é formado por mulheres, entre 25 e 45 anos
(69,1%). 79,3% possuem nível superior, residem na região sudeste (73%) e tem
renda acima de cinco salários mínimos (61,8%).
Uma das
mudanças observadas no comportamento do viajante brasileiro está na
periodicidade e momento de viajar. “Percebemos um aumento da preferência por
viagens fora dos períodos de férias escolares e de baixa temporada e também
pela periodicidade indeterminada (sempre que possível)”, comenta a Diretora da
Idealis Research, Andréa Mendes.
Outra
novidade apontada na pesquisa está na procura das viagens com Pets, com 6,1% de
preferência entre os viajantes. Ao responder com quem costumam viajar, a viagem
em família aparece com 66%, seguida pela viagem com companheiro(a), com 55,1%.
43,7% dos entrevistados também citaram que costumam viajar com amigos.
Destinos de Viagem
A Europa
continua sendo o destino preferido das viagens internacionais, com 65,9%,
seguida da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), com 41,1%. A Ásia ganhou
destaque nessa nova edição da pesquisa e agora aparece como opção de destino
internacional para 5,5% dos viajantes, com preferência para o Japão, Vietnã e
China.
Europa e
América do Norte aparecem também na preferência de destino para os próximo dois
anos, com 48,2% e 15,1% respectivamente. Entre os países mais citados estão
França, Itália, Alemanha Inglaterra, Portugal, Espanha, Holanda, Estados Unidos
(Nova York, Miami, Flórida) e Canadá.
No Brasil, o
perfil de destinos também apresentou mudanças se comparado com a edição de
2012: apesar do nordeste e cidades litorâneas ainda serem o destino preferido
dos viajantes nas viagens de uma ou duas vezes ao ano, a procura das cidades
históricas como destino turístico para viagens sem período definido aparece na
preferência de 50,1% dos entrevistados.
Quando se
pensa em periodicidade e meio de transporte, o avião continua sendo a forma que
o viajante prefere para as viagens internacionais, com 95,6%. Para as viagens
nacionais, o avião é citado por 52,5% e o carro por 42,1%. A média de tempo das
viagens internacionais é de 23 dias enquanto as nacionais duram em média 10,5
dias.
Canais de Consulta e Planejamento das
Viagens
Os Blogs de
Viagem são as principais fontes sobre os destinos de viagem (53,2%). Os
destinos dos sonhos (desejados) também são decisivos para a escolha da
localidade de 50,8%. Indicação de familiares e amigos influencia 37,9% desses
viajantes.
Com relação
aos hábitos de compra de viagens, após definição do destino, 69,6% dos
viajantes faz o planejamento das viagens por conta própria, com busca pela
internet, reservas e compras online. 48,7% preferem fazer o planejamento
sozinho e comprar pela internet ou telefone. 24,6% fazem o próprio roteiro e
compram com um agente de viagens. Em números globais, 95,4% dos leitores de
blog compram passagens aéreas, reservam hotéis, ingressos, passeios e
experiências pela internet.
A maioria
dos viajantes procura combinar viagem econômica com praticidade e conforto.
Citando a segurança na compra, a maioria dos viajantes que visitaram a Europa
adquiriu os serviços através de um agente de viagem. A maioria dos serviços,
como passagens aéreas e hotéis, são comprados em operadoras de viagem, portais
de milhas ou diretamente nos sites das cias. aéreas.
Viajantes, Leitores dos Blogs e informações
compartilhadas
A pesquisa avaliou o índice de confiança dos canais de consulta sobre
viagens. Os blogs de viagem mantém um alto índice de confiabilidade, com 51,1%,
seguido por portais de viagens e turismo (25,5) e guias turísticos (25,4) e
revistas de turismo (22,3%). 11,6% dos viajantes dizem não confiar nos “canais
de famosos”, enquanto 7,3% não confiam nas informações de mídias sociais. O
índice de desconfiança dos blogs de viagem é de 0,9%. 96,6% dos entrevistados
diz confiar muito ou parcialmente nos blogs de viagem.
Sobre a
frequência de leitura, 50,9% dos viajantes dizem consultar frequentemente os
blogs de viagem, pois gostam de ler sobre viagens e destinos. Já 45,5% dos
entrevistados leem os blogs de viagem sempre que estão planejando uma viagem.
Apenas 2,4% dizem consultar ocasionalmente ou raramente os blogs de viagem.
A exemplo do
que ocorre com jornais e revistas, alguns blogs publicam relatos ou matérias de
viagens feitas a convite de empresas ou escrevem por encomenda. Perguntamos aos
leitores se eles percebe quando isso acontece e o que acham dessa prática.
Quase 90% têm conhecimento das matérias publicadas sobre viagens ‘patrocinadas’
por empresas, confia ou não tem nada contra a prática. A minoria (7,8%) não
percebe esse tipo de publicação.
Com relação
à veiculação de viagens patrocinadas, a ABBV possui um código de ética que deve
ser seguido e respeitado por seus associados, que preconiza a transparência na
relação dos blogs de viagem não só com os leitores, como também com o mercado
anunciante.
“A
publicação de qualquer material patrocinado deve respeitar o comprometimento
com a veracidade das informações. A postura crítica do blog deverá sempre ser
respeitada e o blogueiro não pode ser tolhido de criticar as experiências
negativas em suas viagens”, ressalta o presidente da ABBV, Luciano Palumbo.
Estilo do Viajante e a Pandemia
Por fim, a
pesquisa sobre a Influência dos Blogs de Viagem sobre o Turista Brasileiro não
poderia deixar de lado a pandemia, que teve forte impacto nos últimos dois anos
no mercado de viagem. Procuramos entender, nesse momento de retomada das
viagens, como o viajante se sente com relação às viagens.
Para 59% seu
estilo de viajante não mudou. 40,9% destaca falta de confiança no processo de
higienização de espaços comuns, hotéis e transportes e de segurança quanto às
variantes dos vírus e a vacina. É tendência a procura por viagens para lugares
menos visitados, mais isolados, com serviços de hotelaria que comprovem seguir
o Protocolo de Segurança contra Covid-19.
Atualmente,
50% estão seguros em relação aos protocolos de saúde e segurança. 33,7%
disseram que não estão nem mais seguros nem mais inseguros. 10,4% dizem estar
pouco seguros. Apenas 1,8% se dizem pouco seguros com relação a retomada das
viagens.
A ABBV –
Associação Brasileira de Blogs de Viagem – é uma organização sem fins
lucrativos que atua na regulamentação e defesa dos interesses dos profissionais
que produzem conteúdo digital com foco no turismo. Ela foi a primeira entidade
de classe deste segmento na América Latina e uma das primeiras no mundo.
A ABBV conta
com associados no Brasil e no exterior, como Elizabeth Werneck, Por mais um
Carimbo, Ideias na mala, Existe Um Lugar no Mundo, Viajante Econômica, 6
Viajantes, Sundaycooks, Viagem e Cura e Monday Feelings, que atuam em vários
nichos do turismo. A relação completa dos associados está disponível em https://abbv.net.br/blogs-de-viagem-associados/.
FICHA TÉCNICA:
Pesquisa - Perfil
dos Viajantes e Leitores dos Blogs de Viagem
Estudo Quantitativo
Técnica de Survey Online, aplicação de questionário estruturado.
Universo: Viajantes e Leitores dos Blogs associados à ABBV
View pages blogs ABBV: ~7.344.800
140 blogs
associados
Amostra:
2.520 respondentes
Margem de Erro: 2 pp para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança
Período de coleta: 30.07 a 19.09.2022
Idealis Research
Programador
LimeSurvey: Cristhyano Júnior
Coordenadora Operacional: Aline Rodrigues
Estatística Responsável: Lúcia Helena Cardoso
Analista Responsável: Andréa Mendes
Comunicação
da ABBV: comunicacao@abbv.net.br