A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com 38 anos de atuação no mercado imobiliário, inova mais uma vez e é a primeira empresa do ramo a oferecer assinatura digital e registro eletrônico em contratos de financiamento com parceria do Bradesco ou direto com a MPD.
Apesar de já ter sua implementação regulamentada pela Corregedoria Nacional da Justiça (CNJ) desde dezembro de 2019, o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) entrou em vigor no início de 2020 e ganhou força a partir da pandemia pela COVID-19. Com o isolamento social, foram suspensos os atendimentos presenciais pelos cartórios de registro de imóveis e a efetivação do SREI em todo território nacional foi acelerado pelo CNJ.
Atenta ao mercado e sempre em busca de melhores soluções para seus clientes, a MPD Engenharia se antecipou e, já no ano passado, iniciou a implementação da solução de Registro Eletrônico para Contratos Imobiliários com gestão da solução V/Hub da Valid (www.validhub.com.br).
“Desde o ano passado, já buscávamos uma solução que tornasse mais ágil todo o processo de emissão do contrato até o registro da emissão fiduciária do imóvel, mas que ainda fosse extremamente segura e prática. Com o isolamento social, a necessidade de algo assim tornou-se ainda maior, e com a solução V/Hub da Valid conseguimos cumprir todos esses pontos com total confiança”, explica João Batista, Coordenador de Repasses da MPD Engenharia. “Por se tratar de uma inovação, era importante ter um parceiro com experiência e história na área de tecnologia, como é a Valid”, reforça o responsável pelo projeto.
Segundo Maurício Menezes, COO da Valid, esta solução permite que o processo que normalmente demora em torno de 60 dias entre as etapas de assinaturas das partes envolvidas e documentação em cartório, seja realizado na metade do tempo e, em alguns casos, em menos de 10 dias.
Mas este modelo de financiamento mais ágil só é possível se todas as partes que irão compor o processo de registro eletrônico possuam um certificado digital padrão ICP-Brasil para sua assinatura. É justamente neste quesito que o serviço eletrônico oferecido pela Valid, consegue transformar o processo bem mais simplificado, trazendo ganhos no dia a dia dos cidadãos ao oferecer mais comodidade, praticidade e com toda segurança jurídica necessária.
Essa celeridade no processo é possível porque a Valid Certificadora, empresa do grupo Valid, fornece um certificado digital para ambas as partes – vendedor e comprador – para que eles possam assinar digitalmente o contrato com total mobilidade (smartphone, computador ou notebook), sem precisar da presença física no cartório, agências bancárias, correspondentes bancários, despachantes e etc. O que significa redução de tempo com assinaturas. Além de ter a garantia de validade jurídica aplicada ao documento.
Assim que o comprador consegue a aprovação do registro de crédito do banco, a Valid insere o contrato na esteira para acesso ao cartório que registrará o documento de forma eletrônica e, automaticamente, avisará o banco que o contrato foi registrado. Do início desse processo até o aviso ao banco, há um período de 20 dias para que o vendedor receba seu dinheiro e esteja concretizado o negócio.