Criança Esperança seleciona projeto do Instituto Ester Assumpção


Com a ideia de ajudar cada vez mais as pessoas com deficiência a quebrarem preconceitos e superar barreiras, o Instituto Ester Assumpção, sem fins lucrativos e que não conta com nenhum tipo de apoio governamental, trabalha, há 34 anos, por uma sociedade mais inclusiva. A força da atuação da instituição será potencializada, já que o projeto Paideia - Programa de Assessoria e Intervenção voltado para o Desenvolvimento Educacional Inclusão e Acessibilidade, foi selecionado pelo Criança Esperança e receberá recursos para a implantação de práticas pedagógicas que respeitem as diferenças individuais dos alunos com deficiência em 10 escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


De acordo com Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, esta é a segunda vez que a instituição é contemplada pelo Criança Esperança. "Em 2017, fomos apoiados em um projeto para a qualificação profissional de pessoas com deficiência. O resultado daquela semente, plantada com muito amor e dedicação, são profissionais bem estabelecidos no mercado de trabalho e até empreendendo e criando as próprias oportunidades. E agora, com o Paideia, vamos plantar para que possamos comemorar em breve o trabalho de inclusão realizado nas instituições de ensino", comenta.


Segundo Cíntia Santos, o nome do projeto contemplado pelo Criança Esperança é um termo em grego usado para se referir a um processo de educação e de apoio. "Paideia é um termo grego que está ligado a um momento em que os estudantes eram submetidos a um programa que procurava atender a todos os aspectos da vida. Assim, o termo evoca a noção de que, para além de escolarizar pessoas, a educação deve ainda formar o cidadão, rompendo com modelos meramente baseados em conteúdo", explica a especialista do instituto.


A psicóloga adiciona que essa é uma oportunidade para que o Instituto Ester Assumpção expanda ainda mais o trabalho prol das pessoas com deficiência. "Para nós, o projeto é muito importante, pois permite que ampliemos nossa atuação, além de estar em consonância com nossa causa: 'Educação para Inclusão'. Assim como Dona Ester, nossa fundadora, acreditamos que a educação tem papel transformador e que a convivência com a diversidade desde os primeiros anos é essencial para a promoção da cidadania e participação social das pessoas com deficiência em todos os âmbitos possíveis", salienta Cíntia Santos.


Três etapas

Os recursos do Criança Esperança serão aplicados seguindo três etapas planejadas pela equipe do Instituto Ester Assumpção. "A primeira é a de diagnóstico, em que vamos entender a realidade da escola e as necessidades. A segunda é a implementação das práticas inclusivas. Já a terceira, a manutenção destas práticas, instrumentalizando a comunidade escolar para que possa tocar as práticas inclusivas por conta própria. Muito além de apenas mostrar o caminho de como proporcionar uma educação mais inclusiva, queremos que a comunidade escolar aprenda e replique os conhecimentos e tecnologias que podem tornar o ensino mais acessível", conclui a especialista.


Instituto Ester Assumpção

Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.

Site: https://www.ester.org.br

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